-
Arquitetos: FATHOM
- Área: 68 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tatsuya Tabii
-
Fabricantes: Sungetsu, TAKARA BELMONT, TAKARA Toryo, VitrA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O salão é especializado na coloração de cabelos, e a sua especialidade é a tintura de cabelo grisalho e retoque das raízes. Os clientes procuram uma forma barata e fácil de pintar seus cabelos, motivos pelos quais foi necessário buscar unir qualidade, baixo custo e rapidez no projeto. Por estas razões, pensamos que seria necessário mecanizar o próprio desenho de uma forma sistemática.
Queríamos criar um espaço que fosse facilmente adaptável, mas também único. O processo tinha de ser simples na fase de concepção para responder ao desafio de um orçamento limitado. Ao longo das nossas discussões, encontramos uma dica no expositor de cores do nome da loja. O conceito foi "Uma loja de especialidades de cor, como um posto de gasolina". Ao combinar todas as funções como em um posto de gasolina, o espaço poderia ser minimizado e o fluxo de tráfego poderia ser simplificado.
Três balcões para coloração foram colocados em diagonal e uniformemente espaçados no espaço. Um espelho oval salta de sua base como um semáforo. Cadeiras de salão coloridas estão dispostas simetricamente à volta do espelho.
A partir da entrada, o espelho é balançado diagonalmente de modo a não poder ser visto por um momento, e o cenário das peças de madeira dispostas em intervalos iguais como um monólito foi transformado num espaço que combina a austeridade de um sítio arqueológico e a facilidade de uma estação de serviço, algo que nunca tinha sido visto antes num salão.
O processo de concepção foi baseado na ideia de separar o espaço em duas perspectivas: o ponto de vista e a vista. Neste caso, "ponto" refere-se à função, e depois de subdividir todas as funções, concentrei-as e considerei-as como uma massa de bancadas, que projetei meticulosamente como se estivesse construindo uma máquina para completar cada tarefa.
A "vista" refere-se ao espaço, e pensamos em mostrar a moldura que apareceu ao desmantelar o espaço como um acabamento. Utilizando a individualidade da moldura existente, fomos capazes de criar um espaço lúdico que só poderia ser criado naquele local específico.
O resultado é um espaço que é ao mesmo tempo rentável e criativo. No futuro, à medida que alargamos o âmbito deste projecto, esperamos que o espaço desmontado, que é a "vista", tenha uma moldura e especificações diferentes em cada local, e que tenha a sua própria individualidade.
Por outro lado, os stands multifuncionais, que são cuidadosamente concebidos como "pontos", serão os mesmos em todos os locais. O "ponto" é produzido uniformemente como um suporte, e a "vista" é produziao com individualidade ao ser desmontada, um fenômeno que é uma inversão do significado habitual de ponto de vista e vista.
Espero que cada vez mais stands-padrão de coloração sejam criados em várias cidades, onde qualquer pessoa pode passar casualmente por eles e usufruir dos seus serviços.